Imigrantes ou quase - Junte-se a nos clicando abaixo em participar deste site!

28 de jul. de 2011

Breve descricao do Visto de Noivo (como comeca e como termina).

O K1, Visto de Noivo, permite que o (a) noivo (a) de um cidadao (a) americano (a) entre nos Estados Unidos pelo periodo de 90 dias afim de se preparer para o casamento. Se voce nao se casar, aconselhamos que voce retorne para o Brasil afim de nao ter problemas com a imigracao. Casando-se, devera fazer, tao rapido quanto possivel, uma outra peticao de imigracao para pedir residencia legal (green card). Motivo: seu visto so e valido por 90 dias apos a sua entrada nos EUA. Quando esse prazo expira, voce fica sem poder se mover, pois para tudo pedirao seu passaporte, ja que voce e extrangeiro (a) para checar se esta aqui legal ou nao. Mas isso voce so se preocupa depois da lua de mel. Sao outros 500!

Em geral, voce esperara seis meses ate a entrevista e concessao do visto. Eu levei menos de 6 meses desde que a peticao foi enviada. Como se comeca? Nao e voce quem se encanta por um (a) Americano (a) e decide iniciar o processo de imigracao. O cidadao (a) americano (a)  e quem submete a peticao em seu favor ao escritorio de Imigracao nos EUA. Essa Instituicao, por sua vez, reve o seu caso e se aprovar a peticao, envia seu dossie ao Consulado Americano no Rio de Janeiro, que faz as entrevistas de candidatos a imigracao em territorio brasileiro. O Consulado processa a peticao e envia em seu endereco um aviso pelo correio com a lista de documentos e exames medicos que voce precisa levar consigo para a entrevista.

 

POR FAVOR, leve todos os formularios preenchidos, certidoes e documentos exigidos e listados no dia da entrevista. Nao corra o risco de aparecer sem um dos documentos, porque sua entrevista corre o perigo de ser remarcada, e isso significa perda de tempo e dinheiro. No dia de minha entrevista, eu vi uma noiva desesperada porque faltou um dos documentos listados (o imposto de renda americano do noivo). No caso dela, acredito que remarcaram a entrevista. Imaginem o sufoco para quem nao mora no Rio de Janeiro.

No grande dia, no Consulado, um funcionario conferira seus documentos e o encaminhara para a entrevista. Se seu visto for concedido, voce precisara pagar uma taxa para que o seu passaporte seja enviado ao seu endereco, pois eles nao entregam o passaporte na hora e sim no endereco que voce informar, alguns dias uteis depois. Mas fique tranquilo, e um envio seguro (e caro, pois eles usam uma empresa de logistica e nao o servico dos Correios).


Com o passaporte e o visto em maos, voce estara pronto para viajar.


Nenhum comentário: